CONJUNTIVITE

O que é conjuntivite?
O termo "conjuntivite" refere-se a qualquer inflamação na conjuntiva do globo ocular (conjuntiva é uma membrana que reveste a esclera, porção branca dos olhos).

Quais os sintomas?
Quando acometida, os sintomas logo se manifestam através de prurido, ardor, vermelhidão, sensação de areia, borramento da visão e/ou secreção.

Qual a causa?
Existem inúmeros tipos de conjuntivites, sendo as mais comuns: a viral, a bacteriana, a química, a fúngica e a alérgica dentre outras.

Qual o melhor tratamento?
É imprescindível diagnosticar corretamente o tipo de conjuntivite e instituir prontamente o tratamento mais adequado para cada caso,. Além disso, cada paciente apresenta peculiaridades que podem interferir na escolha por uma ou outra medicação. É importante que o paciente não utilize qualquer tipo de colírio por conta própria para não mascarar o quadro , e assim dificultar ou retardar o diagnóstico. Aconselhamos apenas lavar bem os olhos com solução fisiológica 0,9% para aliviar os sintomas e procurar imediatamente um oftalmologista.

Conjuntivite "pega"?
A conjuntivite é uma infecção e, por isso, pode passar de uma pessoa para outra. Ao pegarmos um objeto que alguém com conjuntivite já tinha manipulado antes, podemos estar contraindo o germe causador e, ao levarmos a mão aos olhos, estaremos favorecendo o aparecimento de um quadro de conjuntivite.

Como prevenir?
Quanto à prevenção das conjuntivites, podemos dizer que resumem-se a medidas higiênicas basicamente: lavar bem e freqüentemente as mãos, não esfregar as mãos nos olhos, evitar contato e ambientes com pessoas infectadas. Não existe colírio preventivo!